Matte Leão quer dobrar faturamento em cinco anos

A Matte Leão, que completa quase 125 anos de história, traçou uma meta ousada: dobrar de tamanho até 2030. Com a Coca-Cola como controladora, a empresa já fatura mais de R$ 1,13 bilhão no Brasil com chás e erva-mate, e quer ampliar presença dentro e fora do país.
Rede chinesa de sorvetes e chás aposta no Brasil para crescer
Hoje líder absoluta do setor, com 57,3% do mercado de infusões e 85% no segmento de mate, a marca enxerga espaço para crescer com o aumento do consumo de chá entre os brasileiros — que passou de 13 doses per capita em 2015 para 23 doses em 2025. Em países como Japão e Reino Unido, esse número ultrapassa mil doses anuais, o que reforça o potencial do mercado.
Para sustentar a expansão, a Leão investiu mais de R$ 50 milhões em tecnologia e estrutura fabril nos últimos anos e projeta novo aporte semelhante até 2030. A estratégia inclui a linha de erva-mate verde, lançada em 2025, e a diversificação de blends. Além disso, a companhia aposta em levar os benefícios da erva-mate ao consumidor global, reforçando atributos como naturalidade, antioxidantes e sustentabilidade.
Mercado de chás cresce com foco em bem-estar e energia
Atualmente, cerca de 2% da receita vem da exportação para mercados como Estados Unidos, Canadá, Japão, Espanha, Portugal e Oriente Médio. A meta é chegar a 10% em cinco anos.
No campo, a empresa mantém parcerias com 12 ervateiras do Sul do Brasil e até 300 produtores, além de projetos de assistência técnica e sustentabilidade, como o Carbon-Matte, que mede o sequestro de carbono da erva-mate.
Fonte: AGfeed
Imagem: Reprodução