Trela cresce 503% e inaugura novo centro de distribuição

A Trela, primeiro marketplace full-commerce de alimentos do mundo, anunciou a inauguração de um novo centro de distribuição, nove vezes maior que o anterior. A expansão foi revelada durante o Web Summit Rio 2025.
Design especulativo e IA propõem novos rumos para alimentação
Localizado em São Paulo, o novo centro de 4.800m² é parte da estratégia da empresa para sustentar o crescimento registrado no último ano, quando o GMV (volume bruto de mercadorias) subiu 503%. Com investimento superior a R$ 8 milhões, a estrutura amplia em dez vezes a capacidade diária de entregas da plataforma.
Projetado para suportar a operação just-in-time, o novo espaço conta com câmaras frias de última geração, operando em cinco faixas de temperatura. A estrutura permite armazenar até 1,35 milhão de produtos, mantendo a qualidade dos alimentos e minimizando desperdícios — hoje zerados em categorias como hortifrúti.
Mesmo com a expansão, a Trela mantém o modelo em que alimentos perecíveis são recebidos somente após a confirmação da venda. A abordagem busca maximizar o frescor e reduzir a necessidade de estoque parado, prática que contrasta com movimentos recentes do mercado, que têm reduzido a oferta de produtos frescos devido à complexidade logística.
“Em meio a tantos players saindo do mercado, crescemos porque repensamos o modelo, focando no que é importante para o dia a dia do cliente”, afirmou Guilherme Nazareth, cofundador e CEO da Trela. “Nosso novo centro de distribuição é o reflexo físico da nossa expansão.”
A Trela diferencia-se no varejo alimentar digital ao combinar:
- Curadoria de qualidade: todos os produtos passam por avaliação nutricional e de composição antes de serem incluídos no portfólio.
- Tecnologia como alavanca de eficiência: a operação foi desenhada para garantir previsibilidade e margens saudáveis, possibilitando frete grátis e preços até 30% menores que o varejo tradicional em categorias como hortifrúti.
- Logística just-in-time: sistema que assegura entregas de produtos frescos e zero desperdício, com 98% dos pedidos entregues completos.
- Modelo de marketplace 3P: conecta mais de 200 fornecedores diretamente ao consumidor, reduzindo custos e aumentando o sortimento disponível.
- Foco em alimentação saudável: atende consumidores que buscam produtos de qualidade em um só canal.
Visão computacional reduz perdas na indústria de alimentos
Com NPS (Net Promoter Score) de 90 e taxa elevada de fidelização, a Trela se prepara para a próxima etapa: a expansão de categorias para incluir produtos de higiene e limpeza, consolidando seu objetivo de substituir totalmente a ida ao supermercado.
“O novo centro de distribuição marca uma fase de maturidade operacional. Estamos prontos para consolidar a Trela como a principal fonte de abastecimento alimentar da América Latina”, conclui Nazareth.
Fonte: EconomiaSP
Imagem: Reprodução




