NOTÍCIAS

Agroecologia: nova diretriz do mercado de ingredientes

A 26ª edição da Food ingredients South America (FiSA), a maior feira de negócios do setor de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas na América do Sul, encerra nesta quinta-feira (8). Um dos assuntos de destaque do evento é a agroecologia.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a agroecologia é fundamental para garantir a segurança alimentar e nutricional, especialmente diante dos desafios globais impostos pelas mudanças climáticas e pela crescente demanda por alimentos.

Adotando uma abordagem sustentável, a agroecologia integra princípios ecológicos e sociais na produção de alimentos, promovendo biodiversidade e equilíbrio ambiental. Diferentemente dos métodos convencionais, essa prática valoriza ciclos naturais e a integração aos ecossistemas, resultando na redução do uso de insumos químicos, menor dependência de combustíveis fósseis e maior resiliência das produções.

Lorenz apresenta inovações à base de mandioca na FiSA 2024

No Brasil, a agroecologia se fortalece como alternativa para o desenvolvimento sustentável, respaldada por políticas públicas e iniciativas de organizações não governamentais. A FiSA 2024, centro de inovação, sustentabilidade e tecnologia no mercado de ingredientes para alimentos e bebidas, reúne diversos expositores com iniciativas agroecológicas.

Empresas como SL Alimentos e Herbaltec, signatárias do Pacto Global da ONU, comprometem-se com objetivos de desenvolvimento sustentável a serem alcançados até 2030, incluindo consumo e produção responsáveis, ação climática, erradicação da fome e promoção da agricultura sustentável.

Para Giuliano Xavier, diretor da Herbaltec, o debate e a adoção de processos e certificações sustentáveis são fundamentais não apenas globalmente, mas também para o posicionamento no mercado. “As empresas que não se preocuparem com essas pautas vão acabar sendo prejudicadas”, afirma.

A Herbaltec destaca iniciativas como o uso de fontes de energia renováveis, logística reversa de resíduos e embalagens, aproveitamento de subprodutos na produção e parcerias com pequenas comunidades produtoras, transformando resíduos de matérias-primas em alimentos e ingredientes nutritivos.

Outro projeto de destaque é o Bio Abundância, da Concepta Ingredients, que estabelece parcerias e incentiva o desenvolvimento de cooperativas e pequenos produtores de ingredientes da biodiversidade brasileira, como açaí, babaçu, cupuaçu e patauá. “Os consumidores finais buscam cada vez mais produtos que vão além do ‘produto pelo produto’”, explica Giovanna Cappellano, coordenadora de ESG da empresa. O projeto desenvolve atividades em seis estados brasileiros, nos biomas da Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, com mais de 550 mil hectares de conservação indireta e impacto em mais de 6,5 mil famílias.

Imagem topntp26 on Freepik

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Tio João acaba de lançar um Arroz Polido Orgânico

Tio João, marca do Grupo Josapar, amplia seu portfólio de produtos orgânicos com o lançamento do “Arroz Tio João Polido
NOTÍCIAS

INTERNACIONAL: EUA e Reino Unido fecham acordo de equivalência para orgânicos

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e do Reino Unido assinaram um novo acordo de equivalência, que permite que