Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Anvisa adota nova abordagem regulatória para alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou uma mudança em sua abordagem regulatória para a área de alimentos, com o objetivo de promover maior segurança alimentar e dinamismo no mercado. A medida representa um marco no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Um dos principais aspectos da nova regulamentação é o aprimoramento do controle pré-mercado de alimentos, baseado em critérios de risco. Isso significa que produtos considerados de menor risco terão uma redução na carga administrativa tanto para a Anvisa quanto para o setor alimentício. Por outro lado, produtos de alto risco ou com histórico de denúncias e queixas serão submetidos a um controle mais rigoroso.

A nova normativa estabelece três formas de regularização para os alimentos: registro junto à Anvisa, notificação junto à Anvisa e comunicação aos órgãos locais de vigilância sanitária no início da fabricação ou importação. Essas medidas visam simplificar o processo de regularização, tornando-o mais ágil para alguns produtos, enquanto mantêm a segurança e a qualidade.

Entre os produtos afetados por essas mudanças estão as fórmulas infantis, fórmulas para nutrição enteral, fórmulas dietoterápicas para erros inatos do metabolismo, alimentos de transição, suplementos alimentares, alimentos para controle de peso, entre outros.

O diretor Rômison Rodrigues Mota, relator da matéria, destacou a importância do novo marco regulatório: “O objetivo é modernizar as regras de regularização desses produtos no país, garantindo um controle mais efetivo sobre os riscos mais relevantes, sem impor barreiras desnecessárias ao acesso de produtos.”

Estas mudanças, aprovadas em reunião da Diretoria Colegiada no dia 21 de fevereiro, entrarão em vigor a partir do dia 1º de setembro de 2024. Com isso, espera-se uma modernização do sistema regulatório de alimentos, promovendo um ambiente de negócios mais dinâmico e competitivo, ao mesmo tempo em que se assegura a segurança alimentar da população.

Você também pode gostar disso:

Brasil se consolida como maior exportador de alimentos industrializados do mundo

Fonte: Anvisa
Imagem: Freepik

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Seara anuncia a inauguração de uma lanchonete virtual totalmente vegetal

A Seara Alimentos LTDA inaugurou recentemente uma lanchonete virtual 100% vegetal. Em que estão disponíveis 9 opções de sanduíches e
NOTÍCIAS

Liv Up transforma temperatura de São Paulo em desconto

A Liv Up, startup de comida prática e saudável, em celebração ao aniversário de São Paulo, traz uma campanha de