Brasil propõe primeiro projeto de lei para cultivo celular
O Brasil deu um passo importante na regulamentação de alimentos por cultivo celular com a apresentação de um projeto de lei, na Câmara dos Deputados, que estabelece diretrizes gerais para a pesquisa, produção, importação, exportação e comercialização de alimentos cultivados em laboratório, além de incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico do setor.
Batalha das Startups está com inscrições abertas
O The Good Food Institute (GFI), referência global na promoção de proteínas alternativas, destacou a iniciativa como um avanço significativo para posicionar o Brasil como líder no mercado global de proteínas cultivadas. Gabriela Garcia, analista de Políticas Públicas do GFI Brasil, afirmou que o projeto representa um marco legislativo mundial, promovendo pesquisas e soluções alimentares com menores impactos ambientais.
O cultivo celular, tecnologia que permite a produção de carne sem abate animal e com menor uso de recursos naturais, é visto como uma solução sustentável para atender à crescente demanda global por alimentos, contribuindo para a segurança alimentar e a proteção ambiental. Segundo Garcia, “o Brasil tem todo o potencial para liderar esse mercado globalmente”.
Após sua apresentação, o PL 3357/2024 aguarda despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira, para análise nas comissões pertinentes. A proposta ainda precisará passar pela aprovação no Plenário da Câmara e pelo Senado Federal antes de se tornar lei.
Fonte: GFI
Foto de Mihael Lazar na Unsplash
Você também pode gostar desse conteúdo que já publicamos
Agricultura celular é alternativa para reduzir abate de animais
Nos últimos anos, surgiu um novo conceito nos debates sobre segurança alimentar e sustentabilidade: a agricultura celular. Esta tecnologia inovadora visa produzir carne cultivada em laboratório, oferecendo uma alternativa promissora para diminuir a dependência do abate de animais na indústria alimentícia.
A “agricultura celular” é explicada como uma técnica que resulta na produção de carne cultivada em laboratório, também conhecida por diversos termos como carne artificial, carne de laboratório ou carne in vitro.