Cientistas criam salsicha com filé de tilápia e abacaxi
Pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no Rio de Janeiro, desenvolveram novos produtos alimentícios a partir de resíduos de tilápia. Entre as inovações estão a salsicha de tilápia com abacaxi, patê de tilápia e apresuntado de tilápia. A fibra de abacaxi foi utilizada para dar consistência aos produtos.
Os novos alimentos foram criados para combater o desperdício na produção de tilápia. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 35% do pescado é desperdiçado, principalmente porque o filé, a parte mais demandada, representa apenas 30% do peixe. Os 70% restantes, geralmente usados para farinha de peixe e ração, agora têm um novo destino com valor agregado.
Inovações com tilápia no Ceará
No Ceará, a Embrapa também criou gelatina, hidrogel e nanoemulsão a partir de tilápia, produtos essenciais para a indústria biomédica. Esses itens possuem propriedades antioxidantes e são utilizados na fabricação de curativos e cosméticos.
A pesquisadora Angela Furtado destaca a importância da pesquisa para a rentabilidade e sustentabilidade ambiental, utilizando hidrolisado de tilápia, rico em proteínas, em diversos produtos, como alimentos, cosméticos, nutracêuticos e suplementos alimentares.
Processamento dos novos alimentos
- Patê de tilápia com fibra de abacaxi: Feito com carne de tilápia mecanicamente separada e fibras de abacaxi, é um produto estéril e de fácil digestão, indicado para crianças e idosos.
- Hidrolisado de gelatina de tilápia: Altamente proteico, é utilizado em alimentos, cosméticos e suplementos alimentares, reconhecido por suas propriedades regeneradoras da pele e cartilagens.
- Apresuntado de tilápia: Embutido moldado em forma cilíndrica, conservado sob refrigeração, pode ser consumido fatiado, semelhante a mortadela ou presunto.
- Salsicha de tilápia com fibra de abacaxi: Processada com carne de tilápia e farinha de resíduo de abacaxi, sem corantes e com baixo teor de sódio, é um alimento pronto para consumo.
Você também pode gostar disso
Embrapa lança proteínas vegetais de lentilha e grão-de-bico
A Embrapa Agroindústria de Alimentos, localizada no Rio de Janeiro, apresentou dois novos concentrados de proteínas vegetais: um de lentilha e outro de grão-de-bico. Esses lançamentos visam diversificar os ingredientes utilizados em formulações plant-based, seguindo o modelo do concentrado de feijão-carioca.
Os novos produtos destacam-se pelos altos teores de proteína: o concentrado de lentilha possui 80 gramas de proteína por 100 gramas de produto, enquanto o de grão-de-bico oferece 73 gramas de proteína na mesma proporção.
O sucesso do concentrado de feijão-carioca, lançado em 2023 com 80% de proteína, já é reconhecido por diversas empresas brasileiras do setor de ingredientes.
Janice Lima, pesquisadora da Embrapa, destaca que as matérias-primas utilizadas apresentam um teor razoável de proteínas, entre 20% e 30%. “Entre as pulses, o concentrado proteico de ervilha já é conhecido do mercado, enquanto outras leguminosas, como grão-de-bico e lentilha, estão ganhando força pela versatilidade de produção”, afirma.
Clique aqui para ler o conteúdo completo.
Fonte: https://www.band.uol.com.br/