Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Consumo de carne bovina atinge menor nível desde 2004 no Brasil

O consumo de carne bovina no Brasil caiu para 24,2 quilogramas (kg) por habitante no ano passado, o menor nível registrado desde 2004, segundo relatório divulgado pela Consultoria Agro do Banco Itaú BBA. A queda no consumo per capita marca o quarto ano consecutivo de retração.

Apesar da produção de carne bovina ter aumentado 6,5% em 2022, com 29,8 milhões de cabeças batidas – uma alta de 7,5% em relação a 2021 – os preços continuaram elevados para os consumidores brasileiros. Do total de 7,9 milhões de toneladas produzidas, 65% (5,2 milhões de toneladas) foram destinadas ao mercado interno e 35% (2,85 milhões de toneladas) às exportações, que cresceram 23,8% em relação ao ano anterior.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços da carne bovina vêm aumentando desde 2020. Naquele ano, houve um aumento médio de 18%, impulsionado principalmente pela demanda chinesa. A alta desacelerou para 7% em 2021 e 1,84% em 2022, mas ainda assim impactou o consumo pelos brasileiros.

O relatório da Consultoria Agro do Banco Itaú BBA prevê aumento na produção de carnes e na demanda por exportações para este ano, mas não faz projeções específicas sobre o consumo interno. Os dados de 2022 estão alinhados com os números oficiais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o relatório Quadro de Suprimentos de Carnes, divulgado pela Conab em fevereiro, a disponibilidade per capita de carne bovina no Brasil foi de 25,9 kg por habitante em 2022, o menor nível desde o início da série histórica em 1996. Esse indicador mede a oferta de carne no mercado interno dividida pela população.

Para 2023, a Conab projeta uma disponibilidade per capita de 26,3 kg, um aumento de 1,8% em relação ao ano passado. A produção de carne bovina, segundo as estimativas, deve subir de 8,49 milhões para 8,75 milhões de toneladas (+3%), com as exportações crescendo 4%, de 3,02 milhões para 3,14 milhões de toneladas.

Fonte: CNN Brasil.

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Startup de Delivery Urbano cresce 10x durante a pandemia

A Foody Delivery, startup de logística automatizada, a qual oferece a pequenos estabelecimentos uma rede integrada de delivery, que pode
NOTÍCIAS

Tio João acaba de lançar um Arroz Polido Orgânico

Tio João, marca do Grupo Josapar, amplia seu portfólio de produtos orgânicos com o lançamento do “Arroz Tio João Polido