Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

iFood investe US$ 100 mil em embalagem compostável

O iFood, empresa brasileira de delivery online, anunciou investimento de 100 mil dólares, em 2023, para a escala de produção de embalagens biodegradáveis, com fabricação inicial de 500 mil unidades para testes.

A iniciativa visa ampliar a contribuição da empresa, modelo em tecnologia na América Latina, na sustentabilidade na cadeia do delivery. As bandejas com tampa para transporte de alimentos foram desenvolvidas pela startup parceira growPack, que usa tecnologia para desenvolver produtos que têm como matéria prima a palha do milho e outros materiais compostáveis.

Em 2022, cerca de 30 mil embalagens já foram produzidas para a fase de testes. Destas, 18 mil já foram entregues, gratuitamente, para alguns restaurantes parceiros de diferentes tipos de culinária na região de Campinas, São Paulo. Para receber gratuitamente estas embalagens, o iFood e a growPack fizeram apenas uma solicitação para os restaurantes: ajudar na coleta de feedbacks sobre o uso do material. Para isso, tanto restaurantes como consumidores, responderam questões sobre experiência de montagem, aparência, temperatura e usabilidade.

“As empresas se uniram com inteligência de mercado e expertise para construir uma embalagem melhor e mais resistente, que cause menos impacto ao meio ambiente, tanto durante sua produção, quanto no descarte. Além disso, queremos que o produto passe a fazer parte do dia a dia dos restaurantes parceiros como uma alternativa viável para a proteção e conservação dos alimentos do delivery, com consciência socioambiental”.

Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood.

A parceria entre iFood e growPack teve início em 2019, momento em que as duas companhias perceberam a sinergia de propósitos. “Com a pandemia, desaceleramos as conversas e, em 2021, voltamos a montar um modelo de negócio entre as empresas”, conta Alexandre. “Em 2022, desenvolvemos o primeiro molde, testamos e colhemos ótimos feedbacks. Fizemos, então, um investimento de mais de meio milhão de reais para neste ano de 2023 focarmos na ampliação das ações comerciais do time da fabricante e desenvolvermos novos moldes, para outros tipos de culinária”, conclui.

A startup growPack, localizada em Vinhedo (SP), utiliza tecnologia 100% mecânica e adaptável a outros tipos de biomassa, além da casca do milho. No processo, não há cozimento químico nas matérias-primas, o que reduz a pegada ecológica e os custos de produção.

“A principal característica da embalagem de palha de milho é ser totalmente compostável, reduzindo o impacto no meio ambiente e nos oceanos, pois não gera microplásticos. Além disso, sua cadeia produtiva é 100% rastreável e a tecnologia para fabricação é termomecânica, o que quer dizer que não utiliza químicos nocivos e ainda reduz 80% do consumo de água e metade das emissões, se comparado com a produção dos papéis, e papelão. Tudo isso diminui a pegada ambiental e aumenta a eficiência no uso dos recursos […] A growPack tem uma tecnologia pioneira no mundo. Inovamos a partir de uma tecnologia que já é tendência em outros países e criamos um processo próprio para dar origem a um biomaterial ainda mais funcional e sustentável que a fibra moldada tradicional”.

Exequiel Bunge Berg, CEO da growPack.

As bandejas oferecidas ao delivery são adequadas para microondas, forno, freezer e seguras para uso com qualquer alimento embalado. Elas são resistentes por até 36 horas em contato com líquidos.

Os restaurantes parceiros que quiserem trazer a novidade para os seus negócios já podem adquirir as embalagens por meio do iFood Shop.

Fonte: Embalagem marca.

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Startup de Delivery Urbano cresce 10x durante a pandemia

A Foody Delivery, startup de logística automatizada, a qual oferece a pequenos estabelecimentos uma rede integrada de delivery, que pode
NOTÍCIAS

Tio João acaba de lançar um Arroz Polido Orgânico

Tio João, marca do Grupo Josapar, amplia seu portfólio de produtos orgânicos com o lançamento do “Arroz Tio João Polido