Manteiga feita de metano dispensa plantas e animais

Em um evento realizado pela startup californiana Savor, pães, pipocas e pratos quentes foram servidos com uma manteiga cremosa e saborosa. Mas ao contrário do que se espera, o produto não é derivado de leite nem de plantas. É produzido a partir de metano.
A Savor desenvolveu um processo que transforma metano, dióxido de carbono capturado ou hidrogênio verde em ácidos graxos por meio de uma reação termoquímica. Esses ácidos são combinados para formar triglicerídeos, que compõem gorduras como manteiga, óleo de palma e manteiga de cacau.
Savor lança manteiga sustentável a partir de CO2 e hidrogênio
Ao eliminar a dependência de animais e plantações, a empresa propõe uma alternativa com menor impacto ambiental. Segundo cálculos da própria Savor, realizados com apoio de cientistas ambientais, a cadeia global de produção de gorduras e óleos é responsável por cerca de 7% das emissões de CO₂ – mais que o dobro das emissões da aviação.
A tecnologia da Savor se inspira em reações químicas naturais ocorridas há bilhões de anos em fontes hidrotermais no fundo do mar, explica Kathleen Alexander, cofundadora e CEO da empresa.
Além de evitar o uso de terras agrícolas, hormônios, antibióticos e fertilizantes, a manteiga da Savor é livre de alérgenos e vem sendo testada por chefs em diferentes aplicações. No evento, foi usada em pratos doces e salgados, incluindo tortas, cogumelos grelhados e panquecas.
Bebidas funcionais: inovação na busca por sabor e saúde
A startup, que tem entre seus apoiadores o fundo de Bill Gates, pretende atuar como fornecedora de ingredientes para o setor alimentício. Um dos chefs parceiros, Juan Contreras, do restaurante três-estrelas Michelin Atelier Crenn, testou o produto em uma brioche clássica e afirmou que a experiência foi praticamente idêntica à de usar manteiga tradicional.
“Se alguém me servisse isso em um restaurante… eu acharia que é só manteiga normal”, diz Contreras em um vídeo no site da empresa.
Fonte: Fast Company Brasil
Imagem: Sherry Heck/ Savor/Reprodução