Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Nestlé lança primeiro produto social de cafés no mundo

Nescafé lançou durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), o primeiro produto social de cafés da Nestlé no mundo, desenvolvido com o objetivo de estimular e capacitar os jovens cafeicultores brasileiros.

Parte da linha Origens do Brasil, a flagship de sustentabilidade da Nescafé, a edição especial.

Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café terá 100% do lucro revertido ao projeto Fazedores de Café por Nescafé, que, desde 2019, reúne jovens cafeicultores junto a professores renomados da cadeia produtiva — experts cujos saberes vão desde cultivo e práticas regenerativas na lavoura até barismo e análise sensorial de consumo —, em aulas imersivas e totalmente gratuitas.

O projeto, que possui parceria entre Nescafé e a cafeteria paulistana Sofá Café — idealizadora da versão urbana e pioneira do projeto —, formou mais de 80 jovens somente em 2022, em duas edições: em Ibicoara, na Chapada Diamantina (BA), em março; e em Linhares (ES), em setembro.

A edição especial nasceu a partir do café produzido pelos jovens cafeicultores da região da Chapada Diamantina que participaram do projeto no início do ano: grãos especiais (isto é, pertencentes à categoria máxima de qualidade de cafés), cultivados por meio de práticas da agricultura regenerativa em um dos melhores terroirs do Brasil, no coração da Bahia.

“O lançamento de Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café simboliza a jornada genuína e poderosa da Nescafé a serviço da transformação. Mais do que multiplicar conhecimento, nossa parceria com o Fazedores de Café convida a repensar o cultivo de café no Brasil, a fim de torná-lo verdadeiramente sustentável, regenerativo com o meio ambiente, respeitoso com as pessoas e cheio de sabor”.

Rachel Muller, Vice-presidente de Cafés e Bebidas da Nestlé Brasil.

O produto social ganhou forma em um ambiente de excelência e cocriação. Os baristas Diego Gonzales e Paulo Gabriel Maciel, da cafeteria Sofá Café, foram responsáveis pelas definições da torrefação ideal do produto — que alcançou uma torra clara, garantindo intensidade suave e notas sensoriais de frutas secas, melaço e rapadura.

Já a neurocientista Fabiana Carvalho e a pesquisadora Maísa Mancini, à frente do projeto The Coffee Sensorium, que estuda o consumo de café por meio da análise sensorial, baseou-se nas notas de aroma e sabor de Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Cafépara desenvolver a embalagem exclusiva, além de uma xícara que não apenas amplifica a experiência de degustação como também tangibiliza a essência do Fazedores de Café por Nescafé: o modelo alto e ascendente remete à evolução dos jovens ao longo do projeto; assim como a textura, que parte de uma base de cerâmica áspera e segue com corpo liso e reluzente, que sugere lapidação.

A cerimônia de lançamento aconteceu no segundo dia da SIC, que acontece de 16 a 18 de novembro, e foi apresentada pelo presidente da Nestlé no Brasil, Marcelo Melchior, no estande de Nescafé na feira. Agora, a edição está disponível online, com entrega para todo o País.

Fonte: Food Innovation

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Tio João acaba de lançar um Arroz Polido Orgânico

Tio João, marca do Grupo Josapar, amplia seu portfólio de produtos orgânicos com o lançamento do “Arroz Tio João Polido
NOTÍCIAS

INTERNACIONAL: EUA e Reino Unido fecham acordo de equivalência para orgânicos

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e do Reino Unido assinaram um novo acordo de equivalência, que permite que