Shiru e Ajinomoto buscam proteínas doces para substituir açúcar
A Shiru, especializada em descoberta de proteínas por IA, anunciou uma parceria com a Ajinomoto Health & Nutrition North America para criar e comercializar proteínas doces que possam substituir o açúcar e adoçantes em bebidas e produtos especiais.
Essas proteínas doces podem ser até 5 mil vezes mais doces que o açúcar, substituindo de 70% a 90% da doçura. Diferentemente do açúcar refinado, que eleva os níveis de glicose no sangue, as proteínas doces são metabolizadas de forma distinta, auxiliando no controle de diabetes.
Alulose: o adoçante revolucionário com baixas calorias
Avanços em ingredientes funcionais
Esta colaboração marca a primeira vez que a Ajinomoto Health & Nutrition experimenta proteínas doces, trazendo sua expertise em fermentação. A Shiru usará sua plataforma de descoberta por IA, Flourish, para identificar proteínas naturais e seguras, anteriormente desconhecidas por sua doçura. A tecnologia busca superar desafios relacionados ao sabor e estabilidade dessas proteínas.
“Nossa parceria com a Shiru exemplifica nossa abordagem inovadora,” disse Ryan Smith, Diretor de Crescimento e Vice-Presidente Executivo da Ajinomoto.
“Acreditamos que esta colaboração nos colocará na linha de frente dos avanços em ingredientes funcionais, especialmente em proteínas, uma categoria de crescente interesse para os consumidores. Esta cooperação nos permitirá encontrar proteínas naturais para uso como adoçantes em várias aplicações, atendendo às demandas da indústria e às expectativas dos consumidores.”
Benefícios para a saúde e o meio ambiente
Em maio, a Shiru lançou o ProteinDiscovery.ai, uma plataforma para pesquisar, descobrir, testar e comprar moléculas para diversas aplicações, com mais de 33 milhões de moléculas categorizadas.
A Shiru já firmou parcerias com empresas como Puratos e Griffith Foods para desenvolver ingredientes sustentáveis. No ano passado, a empresa lançou o OleoPro, uma gordura estruturada que substitui a gordura animal saturada e óleos tropicais.
“A Ajinomoto conduziu uma diligência detalhada e concluiu que a parceria com a Shiru oferece acesso a soluções proteicas diferenciadas, representando o caminho mais rápido para desenvolver proteínas doces valiosas comercialmente,” afirmou a fundadora e CEO da Shiru, Dra. Jasmin Hume. “Estamos unindo forças para usar IA e identificar proteínas naturais, escaláveis e de alto valor para as marcas da Ajinomoto, beneficiando tanto a saúde humana quanto o planeta.”
Fonte: https://veganbusiness.com.br/
Foto de Alexander Grey na Unsplash
Você também pode gostar desse conteúdo que já publicamos
O novo adoçante natural feito de resíduos de milho
Pensando no desenvolvimento de produtos saudáveis e que ao mesmo tempo tragam soluções sustentáveis, Javier Larragoiti, desenvolveu o Xilinat no México e ganhou a terceira edição do Heineken Green Challenge.
O Xilinat é um adoçante 100% natural, obtido através da transformação da espiga de milho por um processo ecologicamente correto e reduzindo a poluição do ar.