Quais as principais tendências do mercado de bebidas
bebida quente, foto: Ingredion
Inovação, nutrição, saúde e bem-estar têm pautado a escolha dos consumidores
Crescem as alegações de redução de açúcares nas diferentes subcategorias de bebidas, além do lançamento de soluções com adição de fibras
Nos últimos anos, o mercado de alimentos e bebidas tem provocado uma verdadeira revolução no paladar dos consumidores. Com um aumento notável de 33% no lançamento de produtos de edições limitadas, fica evidente que estamos vivendo a era das experiências gastronômicas inovadoras.
Os consumidores estão mais ávidos do que nunca por novidades que transcendam o comum, dispostos a investir mais para saborear uma experiência diferente. Essa tendência reflete não apenas o desejo por sabores diferenciados, mas também a busca por atributos como inovação, saudabilidade e sustentabilidade.
A pesquisa realizada pela Innova Market Insights em 2023 revelou tendências em diversos aspectos na escolha de bebidas. Além das alegações de redução de açúcares e adição de fibras e proteínas, a preferência por uma experiência sensorial positiva, que combine sabor e textura de maneira única, é um ponto de destaque.
“Para cada geração, a importância dada à naturalidade dos ingredientes varia: enquanto para a Geração X e os Baby Boomers a naturalidade é priorizada, para a Geração Z, o sabor é o protagonista” destaca Ariana Bottura, Diretora de Marketing da Ingredion para América do Sul.
Neste sentido, os consumidores estão dispostos a desembolsar mais desde que encontrem um diferencial claro no produto e que este corresponda às expectativas que valorizam. O desafio da indústria de alimentos e bebidas é decifrar os algoritmos que definem a combinação ideal para cada produto, levando em consideração as preferências dos consumidores, hábitos culturais e diferenças geracionais.
Isso demanda uma abordagem multidisciplinar, integrando inovação, pesquisa e análise de mercado, além de insights de consumidores e entendimento de como as tendências macroeconômicas podem impactar nas prioridades do público. Tudo isso, com o objetivo de criar produtos que conquistem os paladares e preferências dos consumidores.
Na hora da compra, a redução de açúcares se destaca como uma das influências mais significativas, especialmente nas subcategorias de bebidas. A preocupação
com a redução de calorias também cresce, principalmente entre as bebidas alcoólicas. Segundo uma pesquisa exclusiva da Ingredion, realizada em 2022, 76% dos consumidores globais reconhecem a importância de limitar o consumo de açúcares para preservar a saúde.
“Este cenário mostra que, mais do que uma tendência passageira, a busca por produtos mais saudáveis e experiências sensoriais enriquecedoras veio para ficar, impulsionando a indústria a se reinventar e oferecer o melhor aos seus consumidores. É uma jornada emocionante e saborosa, onde a inovação e o paladar caminham de mãos dadas para criar um futuro deliciosamente promissor”, conclui Ariana.
Kombucha pode se tornar potência econômica em Minas Gerais
15/12/2023[…] Clique aqui para ler o conteúdo completo. […]