Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

TENDÊNCIAS

SABOR, SAUDABILIDADE E PERFORMANCE – É possível uma sinergia de sucesso?

No último dia 08/11 a ADM, em parceria com a Equilibrium, realizou o Workshop “Nutrição Especializada – Sabor, Saudabilidade e performance – é possível uma sinergia de sucesso?” em seu Centro de Inovações, denominado CCIC (Customer Creation & Innovation Center), um importante polo de Pesquisa e Desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor de Nutrição Humana localizado na cidade de Hortolândia, em São Paulo. O evento reuniu mais de 20 profissionais chave do setor a fim de entenderem como o consumidor tem se comportado, quais são seus anseios e como que a indústria pode trazer funcionalidade em seus produtos sem perder sabor, textura e cor.

Cynthia Antonaccio, nutricionista e diretora da Equilibrium, abriu o evento trazendo em sua palestra como aliar sabor e saúde para os diferentes tipos de consumidores. O consumidor quer e precisa de momentos de alegria, criatividade e felicidade ao redor da comida. Seu drive de escolha mudou, muito por conta de tudo que a pandemia nos deixou. Hoje em dia o foco não está mais no atleta de alta performance, nem no vegano raiz, mas sim, na grande massa que permeia esses extremos, sendo aquele atleta amador ou a pessoa flexitariana, que busca saúde e qualidade de vida, mas sem abrir mão do prazer ao comer e da interação social.

Quando as tendências migram de um nicho para o mercado de massa, é importante entendermos a encruzilhada entre os consumidores “estilo de vida” – que são aqueles que buscam por marcas novas, que estão na moda e refletem seus valores, versus os consumidores de massa precoce, que procuram soluções convenientes, que buscam marcas de alimentos que tenham benefícios de fácil compreensão e que tornem seu dia a dia melhor e mais prático.

A pirâmide de hierarquia das necessidades alimentares, apresentada por Ellyn Satter, nos mostra que a escolha por sabor e inovação estão acima da preferência por atributos de saúde. A comida é prioridade quando há sabores não comuns e não entediantes, com amplitude de sabores, cores, texturas e aromas. E que seja interativo também, criando momentos de felicidade e experiências memoráveis. É tempo de ousar e reinventar, indo de encontro com esse mercado de massa precoce!

O portfólio ADM conta com inúmeras soluções para auxiliar a indústria nessa construção de um produto completo, que une sabor, textura e funcionalidade. E uma dessas soluções é o Fibersol®, que foi apresentado durante o evento pela Livia Queiros, nutricionista e especialista Latam em nutrition na ADM. Fibersol® é uma família de fibras solúveis extraídas do milho e fermentada pela microflora apenas no intestino grosso (prebiótico), sendo baixa em FODMAP, de alta tolerabilidade gastrointestinal, com fermentação estável, baixo dulçor, que mascara sabores indesejados sem deixar sabor residual, de fácil dispersão e incolor.

Outra solução apresentada durante o evento foi a proteína de soja, já muito utilizada na nutrição especializada hospitalar e que pode expandir sua aplicabilidade para as demais categorias, atendendo esse grande público intermediário, trazendo funcionalidade e nutrição. O perfil proteico e digestibilidade são extremamente adequados, visto que sua avaliação de PDCAAS chega a 1, ou seja, é a única proteína do reino vegetal com possibilidade de substituir as proteínas animais do ponto de vista nutricional, pois contém todos os aminoácidos essenciais, e em proporção adequada – mas também traz mais palatabilidade, sem aftertaste, e maciez ao produto final, tanto que uma pesquisa realizada pela ADM demonstrou que 88% das barras proteicas americanas contém proteína de soja em sua composição.

Juliana Klengel, nutricionista e consultora da Equilibrium, em conjunto com Tiago Coroa, engenheiro de alimentos e gerente Latam de P&D na ADM,  abordaram durante o evento questões que envolvem polêmicas relacionadas à soja, demonstrando que alergenicidade, presença de fitatos e feminização não passam de mitos e inclusive uma meta-análise5 apresentada durante o evento demonstrou que doses suplementares de proteína de soja podem aumentar as defesas antioxidantes do organismo, além de garantir maior síntese proteica muscular se aplicada dentro de um blend proteico.

Já para quem busca soluções clean label e até mesmo ativos que cuidam do bem-estar mental, a ADM apresentou suas capabilities e portfólio de extratos botânicos. Uma pesquisa realizada pela FMCG Gurus em 2021 demonstrou que 70% dos consumidores globais acreditam ser importante que alimentos e bebidas sejam 100% naturais e a Global CAGR afirma que o crescimento médio anual do mercado de suplementos, alimentos e bebidas com declarações nootrópicas é de 62%.

No entanto, infelizmente ainda existe muita fraude nesse segmento, e o Harley Figueiró, químico industrial e especialista em serviços técnicos e desenvolvimento na ADM, trouxe muitas dicas de como distinguir o famoso “gato por lebre” e descobrir se um extrato oferecido é fraudado. Na ADM todos seus extratos possuem laudo técnico, sendo testados em cromotógrafos, para garantir um padrão de qualidade e ofertar o que realmente está sendo comunicado como ativo.

A ADM é líder global em nutrição com mais de 75 anos de inovação em proteínas alternativas e experiência no desenvolvimento de alimentos e bebidas deliciosos e nutritivos. Os participantes do evento ainda tiveram a oportunidade de ter uma roda de conversas com Roberto Ciciliano, líder de nutrição humana Latam e Alessandra Mattar, gerente de marketing-alimentos Latam da ADM, além de degustarem diversos protótipos com as soluções ADM aplicadas.

Acompanhe BHB Food e fique por dentro de tudo que ainda vamos trazer de novidades e conteúdo para vocês de forma gratuita.

Sobre a ADM

Por meio de inovações no setor de alimentos, bebidas, saúde & bem-estar, apoiamos o desenvolvimento da indústria fornecendo soluções para os desafios de hoje e amanhã. Nossa criatividade, expertise sensorial e vasto portfólio de ingredientes somados a experiência do #TeamADM, nos capacitam a desenvolver soluções sob medida para os nossos clientes e ao mesmo tempo alinhadas aos desejos mais recentes dos consumidores finais. Somos uma empresa centenária, com um forte compromisso com a sustentabilidade e mais de 75 anos de inovação em proteínas vegetais para elaborar alimentos e bebidas deliciosos e nutritivos.

Saiba mais sobre a ADM aqui.

Referências:

  1. Relatório Consumer triggers & barriers for mass market entry – Niche or mass market? Where to play and how to win? – Healthy Marketing Team, 2022.
  2. Satter, E. Secrets of feeding a healthy family – how to eat, how to raise good eaters, how to cook. 2ª Ed., 2008.
  3. Pesquisa ADM, 2021.
  4. J. Agri Food Chem.  2011, 59, 12707-12712.
  5. Silva, S.M.M. et. Al. Comparação dos Efeitos da Suplementação de Whey Protein e Proteína de Soja Durante o Exercício: uma Revisão Sistemática. J Health Sci 2019;21(4):397-403.
  6. FMCG Gurus, 2021.
  7. Global, CAGR 2016-2020.
  8. Relatório Consumer triggers & barriers for mass market entry – Niche or mass market? Where to play and how to win? – Healthy Marketing Team, 2022.
  9. J. Agri Food Chem.  2011, 59, 12707-12712.
BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

TENDÊNCIAS

DNA dos alimentos: A receita de sucesso para sua marca

Se o DNA é a receita genética de todos os seres, é claro que os alimentos também o possuem. Mas
TENDÊNCIAS

ELOS DA CADEIA DE ALIMENTOS: UNI-VOS!

São inúmeras as previsões relacionadas aos acontecimentos que irão ocorrer este ano. Ainda, vários sentimentos tomam o mercado desde que