NEGÓCIOS

Bauducco busca sócio minoritário e atrai Mondelez

A busca por um sócio minoritário da Bauducco atraiu o interesse de ao menos dez investidores, entre grupos financeiros e estratégicos. A fabricante contratou a BR Partners como assessora financeira para conduzir o processo, que tem entre os potenciais interessados GIC, Itaúsa, Hershey’s e Mars. A Mondelez International, por sua vez, teria demonstrado interesse em uma operação de maior porte, com a possibilidade de assumir o controle da companhia.

As informações são do Pipeline, do Valor Econômico. A negociação ocorre enquanto a família Bauducco mantém como prioridade a preservação do controle da empresa, fundada em 1952 por Carlo Bauducco e atualmente comandada por Massimo Bauducco, neto do fundador.

Sócio minoritário da Bauducco atrai investidores

Entre os nomes que manifestaram interesse estão o GIC, fundo soberano de Singapura, a Itaúsa e as fabricantes Hershey’s e Mars.

A movimentação da Mondelez International segue uma direção diferente. Proprietária de marcas como Bis, Oreo, Club Social e Lacta, a companhia teria interesse em assumir o controle da Bauducco, enquanto a família busca um investidor minoritário.

Nestlé avalia compra de participação no grupo Bauducco

Essa diferença coloca a estrutura da eventual operação entre os principais pontos das negociações. Atualmente, a Bauducco permanece integralmente sob controle da família fundadora.

Bauducco fatura cerca de R$ 5 bilhões por ano

A dimensão dos negócios ajuda a explicar o interesse dos investidores. Considerada a maior produtora de panetones do mundo, a Bauducco registra faturamento anual estimado em cerca de R$ 5 bilhões.

A fabricante está presente em mais de 200 mil pontos de venda no Brasil e exporta seus produtos para mais de 50 países.

A escala da operação e a presença internacional colocam a discussão sobre a entrada de um sócio minoritário da Bauducco em um contexto estratégico para o futuro da companhia.

Hershey’s já teve sociedade com a Bauducco

Um dos potenciais interessados já possui histórico de negócios com a fabricante brasileira. Em 2008, Bauducco e Hershey’s firmaram uma joint venture, na qual a família passou a deter 49% da operação brasileira da companhia norte-americana.

A relação anterior entre as empresas acrescenta um componente ao atual processo de busca por investidores.

Família já avaliou entrada de investidor

Esta não é a primeira vez que a Bauducco considera receber um sócio minoritário. Em 2013, a empresa conduziu um processo com esse objetivo, mas a operação não foi concluída.

Agora, a contratação da BR Partners e o interesse de diferentes grupos recolocam a possibilidade em discussão. A família, porém, continua priorizando a manutenção do controle da companhia.

Nesse cenário, o interesse da Mondelez em uma aquisição majoritária pode se tornar um dos principais pontos da negociação, já que representa uma estrutura diferente daquela inicialmente buscada pela Bauducco.

Fonte: Food Innovation
Imagem: Food Innovation / Reprodução

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NEGÓCIOS Negócios de alimentos Notícias de alimentos TENDÊNCIAS

Puratos revela as tendências do futuro para panificação, confeitaria e chocolate no Taste Tomorrow 2023

São Paulo, 5 de julho de 2023 - A Puratos, uma empresa inovadora líder na indústria de panificação, confeitaria e
Manioca recebe investimento da Ajinomoto
NEGÓCIOS

Manioca: foodtech brasileira recebe investimento da Ajinomoto

A Ajinomoto, empresa japonesa de alimentos, anunciou um investimento estratégico na foodtech brasileira Manioca, com sede em Belém. A Manioca,