Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

Açúcares FOOD TRENDS TENDÊNCIAS

Açúcar reduzido, sabor elevado: Como a transformação do paladar atual impacta nas tendências em alimentos?

Em outubro de 2022, a nova legislação de rotulagem entrou em vigor no Brasil, exigindo o selo frontal em produtos que contém alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e/ou sódio.

Essa mudança é um reflexo claro da crescente conscientização sobre a importância de escolhas alimentares mais saudáveis, evidenciando que o paladar dos consumidores vem se transformando.

Neste contexto, limitar a ingestão de açúcar ganhou significativa relevância para 86% dos brasileiros entrevistados, conforme apontado pela pesquisa Atlas, realizada pela Ingredion, líder global de soluções em ingredientes.

A pesquisa Atlas mostra que os consumidores continuam atentos a alegações relacionadas à saúde e que produtos feitos com ingredientes de origem natural cresceram 50% em importância entre 2020 e 2023, sendo ainda a principal alegação que os consumidores buscam nos rótulos.

Simultaneamente, o sabor permanece como um fator determinante para a escolha dos alimentos. Pensando na crescente aceleração de estratégias para reinventar determinadas categorias, diminuindo o açúcar adicionado da composição, a releitura de produtos “indulgentes” pode permitir que o consumidor sinta prazer na alimentação sem negligenciar a saúde, assim, evitando o sentimento de culpa.

Em vista disso, as empresas do setor alimentício enfrentam um desafio cada vez maior: reduzir o teor de açúcares em seus produtos sem comprometer o sabor característico e a experiência sensorial, acompanhando as tendências e preferências dos consumidores.

Rotas para a redução do açúcar

Considerando tamanho desafio, destaca-se que não existe apenas uma única solução para substituir o açúcar, uma vez que ele não confere apenas sabor, mas também textura, cor, conservação, entre outras propriedades para o produto.

Dessa maneira, isso requer que a indústria de alimentos tenha um planejamento assertivo e invista em inovações neste ramo, com o objetivo de encontrar a alternativa que mais se adeque a suas necessidades. Uma abordagem eficaz é a utilização de edulcorantes, substâncias de baixa caloria que conferem sabor doce aos alimentos.

A fim de atender as demandas em categorias de alimentos diversificados, o portfólio de edulcorantes é amplo e disruptivo. Entre as alternativas mais destacadas, temos:

  • Stevia
    Estima-se que o edulcorante de origem natural tem o poder de adoçar 200 a 300 vezes mais que o açúcar comum, sendo uma substituição amplamente utilizada para integrar uma dieta balanceada sem sacrificar o sabor. O Reb M, por exemplo, é uma molécula presente nas folhas de stevia em baixa quantidade e que possui dulçor similar ao do açúcar e sem residual amargo ou notas indesejáveis, sendo uma excelente opção que permite a substituição total de açúcares em alimentos e bebidas.

•          Xaropes Especiais

Os xaropes especiais apresentam reduzido teor de mono e dissacarídeos, leve aporte de dulçor, não requerem alterações de processo para sua utilização, além de serem ingredientes comuns em vários produtos alimentícios. Conferem sabor neutro e possuem a funcionalidade principal de recomposição de corpo para reduções parciais de açúcares.

  • Polióis especiais

Polióis como o eritritol, sorbitol, manitol e maltitol conferem dulçor balanceado sem alterar a consistência e textura. São uma alternativa para adoçar alimentos com menor impacto calórico, sem causar picos significativos nos níveis de glicose.

  • Fibras solúveis

As fibras solúveis podem ajudar a reduzir o açúcar de formulações enquanto melhoram a textura. Elas ainda podem aumentar o nível de bactérias boas no intestino e auxiliar na saúde digestiva. Associadas a uma dieta balanceada, também são conhecidas por evitar os riscos de picos de açúcar no sangue, tornando mais lenta a absorção da glicose na corrente sanguínea.

O papel da Ingredion

Enquanto líder global de soluções de origem natural, a Ingredion oferece um amplo e versátil portfólio de edulcorantes, que incluem os blends de stevia, polióis, xaropes especiais, aromas moduladores, adoçantes de alta intensidade, e muito mais!

A partir de sua experiência em sabor, textura e ciência sensorial e com uma equipe de especialistas com profundo conhecimento em aplicações, a Ingredion pode ajudar a tornar as marcas mais saudáveis, oferecendo a mesma experiência alimentar que os clientes adoram.

Dessa maneira, a Ingredion se dedica a disponibilizar insights globais e experiência regional e local, para que a solução certa esteja sempre ao seu alcance!

Consulte os especialistas para descobrir formas revolucionárias de atingir seus objetivos de redução de açúcares: https://www.ingredion.com/sa/pt-br.html

REFERÊNCIAS

  1. Ingredion trained descriptive panel – Idea Labs Brazil, Sensory / Sugar Reduction and Specialty Sweetness
  2. Ingredion, Atlas Proprietary Research, 2023
  3. QTRENDS 2022-2023
BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

2 Comentários

  1. Kraft Heinz NotCompany e Daiya lançam Mac & Cheese vegano

    04/01/2024

    […] Você também pode gostar disso:Açúcar reduzido, sabor elevado: Como a transformação do paladar atual impacta nas tendências em… […]

  2. 12 tendências que podem dominar o foodservice em 2024

    04/01/2024

    […] também pode gostar disso:Açúcar reduzido, sabor elevado: Como a transformação do paladar atual impacta nas tendências em…Fonte: […]

Deixe um comentário

Você pode gostar também

TENDÊNCIAS

DNA dos alimentos: A receita de sucesso para sua marca

Se o DNA é a receita genética de todos os seres, é claro que os alimentos também o possuem. Mas
FOOD TRENDS

10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021 segundo a Euromonitor

Uma pesquisa da Euromonitor destacou as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021 em torno da visão geral e características,