Estudo revela ligação entre microbioma intestinal e doenças cardíacas
Um estudo publicado na Journal of the American College of Cardiology: Basic to Translational Science identificou conexões importantes entre o microbioma intestinal, inflamação e doenças cardíacas. A pesquisa demonstrou que a combinação de um probiótico e uma fibra dietética solúvel pode proteger o coração, evidenciando o potencial dos simbióticos na prevenção de problemas cardiovasculares.
Consumo de iogurte é associado a redução do risco de diabetes tipo 2
O estudo utilizou a fibra de milho solúvel PROMITOR®, da Tate & Lyle, como componente prebiótico. Os cientistas do APC Microbiome Ireland (APC), da University College Cork (UCC), em colaboração com a Teagasc e a Tate & Lyle, mostraram que o equilíbrio do microbioma intestinal é capaz de reduzir os danos cardíacos associados a dietas inadequadas e obesidade.
“É a primeira vez que uma bactéria exclusivamente intestinal foi usada com sucesso para tratar doenças cardíacas relacionadas à obesidade e hipertensão. Nosso tratamento simbiótico apresenta eficácia comparável a alguns dos melhores medicamentos cardíacos disponíveis”, afirmou o Prof. Noel Caplice, pesquisador principal e cardiologista no Cork University Hospital.
O estudo também destacou a relevância do eixo intestino-coração. Modelos humanos em escala demonstraram como o desequilíbrio microbiano e a inflamação intestinal contribuem para danos ao coração. A Prof. Catherine Stanton, do Teagasc Moorepark Food Research Centre, reforçou a importância da pesquisa: “Os resultados mostram como o microbioma intestinal pode ser aproveitado para prevenir doenças crônicas, como a insuficiência cardíaca. É um avanço promissor na nutrição personalizada.”
Indústria alimentícia investe em saúde e bem-estar do público 40+
O artigo completo, intitulado “Targeting the Gut-Heart Axis Improves Cardiac Remodelling in a Clinical Scale Model of Cardiometabolic Syndrome”, está disponível aqui.
Fonte: Aditivos Ingredientes
Foto de Julian Hochgesang na Unsplash