M. Dias Branco usa IA para otimizar produção de margarina
A M. Dias Branco, uma das principais indústrias de alimentos do Brasil, está utilizando inteligência artificial (IA) para melhorar o processo de fabricação de margarina. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a startup de tecnologia industrial ST-One e o Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aplicou machine learning para criar modelos preditivos capazes de evitar a quebra do vácuo durante a produção.
Upcycling de folhas de coca pode reduz açúcar nos alimentos
O vácuo é uma etapa fundamental no processo de fabricação, pois remove componentes voláteis que podem comprometer a qualidade da margarina. Com os novos modelos, a equipe de operações consegue intervir antes de ocorrer qualquer falha no sistema de vácuo, garantindo maior eficiência e qualidade no produto final.
O projeto foi dividido em três fases: investigação, modelagem matemática e testagem. Na primeira etapa, foram definidos os critérios e ferramentas necessárias para os modelos preditivos. Na sequência, fórmulas matemáticas foram aplicadas para treinar os modelos, permitindo a visualização dos dados e o monitoramento do processo.
Guilherme Francescon Cittolin, sócio fundador da ST-One, explicou que uma quantidade específica de dados foi processada pelo modelo de machine learning escolhido, transformando-os em um formato adequado para treinamento. O papel dos cientistas da UFMG foi desenvolver questões que ajudaram a criar um modelo explicativo para entender o comportamento dos dados.
Fonte: Baguete
Imagem: Freepik
Você também pode gostar desse conteúdo que já publicamos
Savor lança manteiga sustentável a partir de CO2 e hidrogênio
A startup californiana Savor, especializada em produção de gorduras livres de agricultura e animais, lançou um protótipo de manteiga feito a partir de CO2 e hidrogênio. O produto apresenta sabor e propriedades funcionais similares à manteiga tradicional.
Fundada em 2022 em San Jose, por Henrik Bennetsen (CEO), Kathleen Alexander (CTO) e Ian McKay (CSO), a Savor busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas com sua inovação.