Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NEGÓCIOS

Mercado de extratos vegetais deve crescer 11,7% ao ano até 2029

O mercado global de extratos vegetais deve crescer 11,70% ao ano entre 2020 e 2029, alcançando US$ 87,16 bilhões em 2029, segundo a Exactitude Consultancy. Este crescimento é impulsionado pela demanda por alimentos mais saudáveis e naturais, o que está direcionando o uso de extratos vegetais na indústria alimentícia.

Esses extratos, com propriedades antioxidantes e antimicrobianas naturais, ajudam a aumentar a vida útil dos produtos, protegendo-os de bactérias, fungos e leveduras, segundo o GEPEA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Engenharia de Alimentos) da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). A crescente preocupação dos consumidores com a saúde e a eficácia dos conservantes sintéticos tem levado à preferência por ingredientes naturais, que também possuem menor impacto ambiental.

Apesar da demanda crescente, a disponibilidade de matérias-primas para extratos vegetais é limitada. Mudanças climáticas e desmatamento afetam a produção e os preços desses extratos. Além disso, o custo de produção de ingredientes naturais é mais alto comparado aos artificiais, embora a tendência seja de redução de custos com o aumento da participação de produtos naturais no mercado.

Os extratos vegetais como alecrim, chá verde e semente de uva são usados pela indústria para atender consumidores que buscam dietas restritivas, como vegetarianos, veganos, e aqueles com intolerâncias a glúten e lactose. Ingredientes naturais como especiarias, óleos e adoçantes também estão em alta demanda.

Inovações no setor de extratos vegetais

A Kemin lançou a linha OLESSENCE™, uma nova geração de soluções naturais para a preservação de alimentos, utilizando uma combinação de extratos vegetais como oliva, alecrim, chá verde e hortelã. Esses extratos mantêm as características sensoriais dos alimentos, como frescor e sabor, por mais tempo.

A Duas Rodas, por sua vez, utiliza extratos vegetais de acerola e outros botânicos para conservar produtos cárneos de forma natural, substituindo aditivos sintéticos. Esses extratos retardam a oxidação e rancidez, preservando sabor, odor e cor dos produtos.

Tecnologia e tradição

O uso do açafrão-da-terra, ou cúrcuma, na alimentação e medicina é tradicional na Índia. Hoje, a ciência permite a extração de curcuminoides padronizados, compostos bioativos da cúrcuma com reconhecidas propriedades medicinais. O Sami-Sabinsa Group é referência na produção de extratos vegetais padronizados de cúrcuma, utilizados para criar alimentos funcionais e seguros.

Perspectivas futuras

A demanda por uma alimentação saudável e ingredientes naturais continuará a impulsionar o mercado de extratos vegetais. A indústria investe em pesquisa e tecnologia para atender a essa demanda, desenvolvendo produtos inovadores e sustentáveis para consumidores exigentes.

Você também pode gostar disso

Ascensão dos botânicos aplicados em alimentos e bebidas e seu papel fundamental

A utilização de ingredientes botânicos na indústria de alimentos vem experimentando diversas tendências de mercado nos últimos anos. Aqui estão algumas das principais tendências:

Clean Label e Ingredientes Naturais:

Os consumidores estão buscando cada vez mais produtos naturais e clean label. Os ingredientes botânicos, sendo derivados de plantas, são frequentemente percebidos como naturais e são preferidos aos aditivos sintéticos. Os fabricantes estão respondendo a essa tendência incorporando mais ingredientes botânicos em suas formulações e promovendo-os como alternativas naturais.

Ingredientes funcionais e que aumentam a saúde:

Os ingredientes botânicos são conhecidos por seus potenciais benefícios à saúde e propriedades funcionais. Os consumidores estão buscando ativamente alimentos e bebidas que ofereçam mais do que apenas nutrição básica. Ingredientes como vinagre de maça, beterraba, espirulina e clorella estão ganhando popularidade devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunológicas. Extratos botânicos, como extrato de guaraná e extrato de café verde, também são usados por seus potenciais benefícios à saúde.

Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Fonte: https://nutrainnovation.com.br/
Foto de Manuela Böhm na Unsplash

Avatar

Kely Gouveia

About Author

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NEGÓCIOS Negócios de alimentos Notícias de alimentos TENDÊNCIAS

Puratos revela as tendências do futuro para panificação, confeitaria e chocolate no Taste Tomorrow 2023

São Paulo, 5 de julho de 2023 - A Puratos, uma empresa inovadora líder na indústria de panificação, confeitaria e
Manioca recebe investimento da Ajinomoto
NEGÓCIOS

Manioca: foodtech brasileira recebe investimento da Ajinomoto

A Ajinomoto, empresa japonesa de alimentos, anunciou um investimento estratégico na foodtech brasileira Manioca, com sede em Belém. A Manioca,