Startup capta US$ 23 mi para evitar contaminação em alimentos

A Spore.Bio, startup especializada em tecnologia para identificação rápida de contaminações na indústria de alimentos, captou US$ 23 milhões em uma rodada de financiamento Série A. O investimento foi liderado pelo fundo de venture capital Singular, com participação da Point 72 Ventures, 1st Kind Ventures, Station F e do empresário Lord David Prior.
Estudos mostram soluções naturais para conservação de alimentos
A tecnologia da Spore.Bio promete reduzir drasticamente o tempo de detecção de patógenos. Enquanto testes microbiológicos tradicionais levam dias para obter resultados, o método da startup permite identificar contaminações em minutos. A técnica envolve a emissão de luz em comprimentos de onda específicos sobre uma amostra, captando sua assinatura espectral.
Um algoritmo de deep learning, baseado em redes neurais, analisa os dados e detecta a presença de microrganismos. A empresa conta com uma parceria com o Instituto Pasteur para aprimorar a precisão dos testes por meio de um banco de amostras de bactérias.
A Spore.Bio já fechou contratos com 200 fábricas nos Estados Unidos e enfrenta uma crescente demanda, com uma lista de espera em expansão. Embora tenha sido criada para atender a indústria de alimentos, sua tecnologia também despertou interesse dos setores farmacêutico e cosmético.
Solução indica se alimento guardado na geladeira está no prazo
Com o novo aporte, a startup pretende expandir sua equipe de 30 para 50 funcionários até o fim de 2025 e acelerar o desenvolvimento de equipamentos que permitam a realização dos testes diretamente nas fábricas, reduzindo ainda mais o tempo necessário para detectar contaminações.
Fonte: Exame
Imagem: Reprodução