Consumo de sorvete no Brasil atinge 7,7 litros por ano
O consumo per capita de sorvete no Brasil é de 7,7 litros por ano, segundo estudo da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (ABRASORVETE). O levantamento, realizado em parceria com a EJFGV (Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas), considerou pela primeira vez entrevistas diretas com consumidores. Inicialmente, o consumo anual foi estimado em 9,1 litros por pessoa, mas, ao excluir 15% da população que não consome o produto, o índice foi ajustado.
Alta demanda por sorvete impulsiona inovação e sustentabilidade
A ABRASORVETE acredita que o setor pode crescer ainda mais. A entidade está investindo em ações voltadas para a redução da carga tributária, a valorização do produto e o desenvolvimento de opções mais saudáveis, com o objetivo de atender a diferentes perfis de consumo. A meta é aumentar o consumo em 50% nos próximos 10 anos.
Segundo Martin Eckhardt, presidente da ABRASORVETE, há expectativa de crescimento já nos próximos meses. “Tivemos muitos investimentos em novas linhas de produtos e o clima continua bastante favorável em algumas regiões, com frentes de calor que devem ampliar consideravelmente as vendas. Nossa expectativa é de crescer 5% no volume de litros neste período”, destacou.
Hortifruti Natural da Terra lança linha própria de sorvetes
Entre as regiões, São Paulo lidera o consumo com 20% do total, seguido por Minas Gerais (9,87%) e Rio de Janeiro (9,73%). O formato preferido é o sorvete de massa, que representa 73,47% do mercado, seguido por picolés (13,20%) e soft (10,93%). O estudo também revelou que 17,7% dos consumidores não substituem o sorvete por outras sobremesas, destacando uma fidelidade significativa ao produto.
Fonte: Food Innovation
Foto de Kenta Kikuchi na Unsplash