Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Danone renova jornada sustentável e impulsiona economia circular

A Danone Brasil, líder global em alimentos e bebidas, está redesenhando sua rota em direção a uma economia mais circular e à adoção de embalagens de baixo carbono. A empresa anunciou iniciativas locais para alcançar metas globais ambiciosas, como ter 100% do portfólio de embalagens recicláveis até 2030.

“Como parte de nossa estratégia global Renew Danone, lançamos nossa Jornada de Impacto, centrada em três pilares com grande potencial de transformação nos próximos anos: Promover Saúde, Regenerar a Natureza e Desenvolver Pessoas & Comunidades. Essas prioridades oferecem transparência às nossas metas e agregam valor tanto à Danone quanto aos consumidores”, explica Patricia Levy, Diretora de Pesquisa e Inovação da Danone Brasil.

No contexto da economia circular, a empresa está revendo sua atuação para acelerar sua contribuição local às metas globais. “Estamos comprometidos com embalagens mais circulares. Atualmente, 100% de nossas garrafas de iogurte são recicladas, e entregamos 80% de nosso portfólio reciclável no Brasil. Queremos oferecer embalagens com menos plástico, mantendo a qualidade dos alimentos e nossa responsabilidade ambiental”, detalha Scheilla Montanari, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

Além de buscar 100% de embalagens recicláveis até 2030, a empresa se compromete a reduzir pela metade o uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040 (com redução de 30% até 2030) e liderar o desenvolvimento de sistemas eficazes de coleta para recuperar o máximo de plástico até 2040.

“Investir na economia circular é crucial, pois propõe uma mudança em nossa maneira de consumir, desde o design dos produtos até a gestão de resíduos. Isso inclui investimentos na cadeia de reciclagem, capacitação de catadores e soluções práticas para novas aplicações de material reciclado”, comenta Scheilla.

Para atingir essas metas localmente, a Danone atua no design de embalagens, recuperação de materiais recicláveis e doação de alimentos. “Cada uma dessas frentes tem iniciativas e projetos piloto para acelerar nossa transição para embalagens circulares e de baixo carbono, reduzindo desperdícios em toda a cadeia de valor”, continua Scheilla.

Um dos principais projetos é em parceria com a Yattó, startup especializada em reciclagem de materiais complexos. A Danone está promovendo o desenvolvimento da cadeia do poliestireno (PS), um plástico comumente utilizado em bandejas de iogurte. O projeto já recuperou 30 toneladas de PS só em 2023, impactando mais de 14 cidades em 4 estados brasileiros.

Junto ao movimento Pimp My Carroça, a companhia apoia projetos com catadores para melhorar suas condições de trabalho, lançando a promoção “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”. Esses projetos visam infraestrutura, equipamentos e capacitação.

Garrafa” Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”

A Danone Brasil está investindo em projetos para tornar suas embalagens mais sustentáveis. Para celebrar essas iniciativas, lança a edição limitada da garrafa de iogurte Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem.

Fruto de um processo de co-construção com catadores, a empresa intensificou suas pesquisas para retirar o pigmento branco dos garrafões, aumentando sua reciclabilidade e valor de reciclagem, gerando mais renda para catadores. A garrafa transparente possui a menor quantidade de plástico dessa categoria no mercado e um iogurte produzido com leite de baixo carbono, além de destacar as iniciativas de circularidade da empresa.

“O uso do PET transparente reafirma nosso compromisso com nossa Jornada de Impacto. Investimos em pesquisas para garantir que as propriedades nutricionais e sensoriais do produto fossem preservadas”, explica Patrícia Levy.

Você também pode gostar disso:
Confira as tendências do setor de bebidas não alcoólicas

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

1 Comentário

  1. Danone e Yattó reciclam mais de 13 milhões de embalagens de iogurte

    22/04/2024

    […] O projeto, intitulado Reciclagem de Bandejas de Iogurtes, representa um passo significativo em direção à circularidade na cadeia de valor da Danone, alinhado com seu compromisso com a sustentabilidade e seu posicionamento “Tudo de Bom, Tudo de Bem”. […]

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Nestlé lança mercado online em parceria com a Packk

A Nestlé, com o foco em ajudar os pequenos comerciantes de todo o país a montarem um e-commerce sem custo
NOTÍCIAS

Startup de Delivery Urbano cresce 10x durante a pandemia

A Foody Delivery, startup de logística automatizada, a qual oferece a pequenos estabelecimentos uma rede integrada de delivery, que pode