EMBALAGENS NOTÍCIAS

Embalagens flexíveis fecham 2024 com alta no faturamento

A indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis encerrou 2024 com alta de 7,6% no faturamento, alcançando R$ 37,8 bilhões. A produção nacional subiu 2,5%, totalizando 2,33 milhões de toneladas, enquanto o consumo per capita chegou a 11 quilos, crescimento de 4,3%.

Ecodesign e embalagens positivas ganham espaço na indústria

Apesar dos avanços no mercado interno, o desempenho externo foi desfavorável. As importações cresceram 58% e as exportações recuaram 4,2%, reduzindo o superávit comercial do setor em 93,5%. O saldo em toneladas passou de 51,5 mil em 2023 para 3,3 mil em 2024. Em valores, a queda foi de 55%, totalizando US$ 25 milhões.

Os dados fazem parte do Relatório ABIEF 2024, elaborado pela Maxiquim para a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF). O estudo detalha a cadeia produtiva do setor e aponta os principais desafios para os próximos anos.

Um deles é o uso de material reciclado, que segue limitado. Apenas 5% da produção utilizou resina reciclada, enquanto o uso de resinas virgens cresceu 2,5%. O avanço dos reciclados foi de apenas 2,3%.

“O crescimento de 3,4% do PIB nacional foi puxado pelo consumo das famílias e investimentos. No entanto, o último trimestre sinalizou desaceleração, com inflação pressionada, alta do dólar e juros elevados”, afirma Rogério Mani, presidente da ABIEF entre 2019 e 2024.

Para Eduardo Berkovitz, que assume a presidência da entidade em abril, 2025 começou com cautela. “A política fiscal contracionista e a alta nos preços dos alimentos podem afetar o consumo. Por outro lado, há medidas em curso para conter a inflação”, destaca.

PepsiCo amplia sistema para reduzir uso de água nas fábricas

A perspectiva para o setor segue positiva, especialmente pela versatilidade das embalagens flexíveis, que atendem diversas indústrias. Em 2024, o principal mercado foi o de alimentos (41%), seguido por indústria (13%), agropecuária (12%) e bebidas (12%). O segmento de pet food registrou crescimento expressivo de 24,1%.

Fonte: Embalagem Marca
Imagem: Freepik

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Tio João acaba de lançar um Arroz Polido Orgânico

Tio João, marca do Grupo Josapar, amplia seu portfólio de produtos orgânicos com o lançamento do “Arroz Tio João Polido
NOTÍCIAS

INTERNACIONAL: EUA e Reino Unido fecham acordo de equivalência para orgânicos

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e do Reino Unido assinaram um novo acordo de equivalência, que permite que