Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Estudo avalia regulamentação da rotulagem nutricional no Brasil

Após os primeiros 12 meses de implementação das regulamentações de rotulagem nutricional no Brasil, uma análise revela que menos de 15% dos alimentos e bebidas elegíveis aderiram às novas diretrizes, apontando para uma não conformidade significativa por parte da indústria alimentícia.

O estudo, que acompanhou o período inicial de implementação das regulamentações, concentrou-se na presença e na legibilidade da rotulagem frontal (FOPNL), bem como na inclusão de informações sobre açúcares adicionados no painel nutricional.

Os dados analisados abrangeram 6.829 embalagens de alimentos e bebidas lançadas entre novembro de 2022 e outubro de 2023. Surpreendentemente, apenas 12,9% dos produtos já incluíam a rotulagem frontal ao final do período de implementação de 12 meses.

A análise ainda revelou que, entre os produtos ultraprocessados, apenas 14,4% apresentavam rotulagem frontal, apesar de 65,1% serem elegíveis para tal. Além disso, menos de 30% dos produtos, como biscoitos doces, sorvetes e balas com adição de açúcar, declararam essa informação no painel nutricional.

A falta de conformidade estende-se à legibilidade da rotulagem frontal, com problemas relacionados à sua localização na embalagem, presença em partes removíveis ou ocultas, e padrão de cores inadequados.

Essa não conformidade compromete o impacto esperado na promoção de escolhas mais saudáveis no momento da compra de alimentos, ressaltando a necessidade urgente de uma maior adesão e conformidade por parte da indústria alimentícia às regulamentações de rotulagem nutricional.

Você também pode gostar disso:
BHB Festival e Francal Feiras anunciam aliança no setor de alimentos

Fonte: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2024.04.09.24305563v1.full
Imagem: Freepik

Avatar

Kely Gouveia

About Author

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Nestlé lança mercado online em parceria com a Packk

A Nestlé, com o foco em ajudar os pequenos comerciantes de todo o país a montarem um e-commerce sem custo
NOTÍCIAS

Startup de Delivery Urbano cresce 10x durante a pandemia

A Foody Delivery, startup de logística automatizada, a qual oferece a pequenos estabelecimentos uma rede integrada de delivery, que pode