NOTÍCIAS

Estudo avalia regulamentação da rotulagem nutricional no Brasil

Após os primeiros 12 meses de implementação das regulamentações de rotulagem nutricional no Brasil, uma análise revela que menos de 15% dos alimentos e bebidas elegíveis aderiram às novas diretrizes, apontando para uma não conformidade significativa por parte da indústria alimentícia.

O estudo, que acompanhou o período inicial de implementação das regulamentações, concentrou-se na presença e na legibilidade da rotulagem frontal (FOPNL), bem como na inclusão de informações sobre açúcares adicionados no painel nutricional.

Os dados analisados abrangeram 6.829 embalagens de alimentos e bebidas lançadas entre novembro de 2022 e outubro de 2023. Surpreendentemente, apenas 12,9% dos produtos já incluíam a rotulagem frontal ao final do período de implementação de 12 meses.

A análise ainda revelou que, entre os produtos ultraprocessados, apenas 14,4% apresentavam rotulagem frontal, apesar de 65,1% serem elegíveis para tal. Além disso, menos de 30% dos produtos, como biscoitos doces, sorvetes e balas com adição de açúcar, declararam essa informação no painel nutricional.

A falta de conformidade estende-se à legibilidade da rotulagem frontal, com problemas relacionados à sua localização na embalagem, presença em partes removíveis ou ocultas, e padrão de cores inadequados.

Essa não conformidade compromete o impacto esperado na promoção de escolhas mais saudáveis no momento da compra de alimentos, ressaltando a necessidade urgente de uma maior adesão e conformidade por parte da indústria alimentícia às regulamentações de rotulagem nutricional.

Você também pode gostar disso:
BHB Festival e Francal Feiras anunciam aliança no setor de alimentos

Fonte: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2024.04.09.24305563v1.full
Imagem: Freepik

Kely Gouveia

Kely Gouveia

About Author

Editora Chefe; Head de inovação e Negócios Jornalista focada em educação, arte, tecnologia, empreendedorismo e todas as atividades que possam causar impacto no mundo. Em março de 2023, se juntou à equipe da Equilibrium Latam para compor o time e atuar em inovação para projetos como o BHB Food e a Academia da Nutrição.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Nutty Bavarian investe em sua 1ª loja de rua

A rede de franquias especializada em castanhas Nutty Bavarian deve ganhar sua primeira loja de rua neste ano. Será uma
NOTÍCIAS

Rappi começa a atender usuários via WhatsApp

Rappi, uma startup de entrega sob demanda com sede em Bogotá, na Colômbia. E, operando na Colômbia, Argentina, Brasil, Chile,