Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Geração Z vincula alimentação saudável à saúde mental

A Geração Z, formada por jovens nascidos a partir de meados da década de 1990, passou a associar alimentação saudável não apenas à saúde física, mas também ao bem-estar mental, segundo um estudo realizado na Europa. O levantamento, encomendado pelo Instituto Europeu para Inovação & Tecnologia (EIT) à empresa de pesquisas Opinium, aponta que a pandemia foi um marco nessa mudança de comportamento.

Jovens tendem a moderar consumo de álcool, diz pesquisa

Uma pesquisa revelou que 71% dos jovens entre 18 e 24 anos fazem esforço para manter uma alimentação saudável em casa, embora apenas 55% mantenham esse hábito ao comer fora. Além disso, 52% monitoraram o consumo de alimentos por meio de métodos como contagem de calorias ou análise de macronutrientes.

Apesar de considerarem os benefícios de uma dieta saudável, os jovens relatam dificuldades no acesso a alimentos saudáveis ​​devido ao custo elevado e à menor disponibilidade de opções práticas. Andy Zynga, CEO do EIT, afirma que os dados refletem a necessidade de mais orientações para que essa geração adote escolhas alimentares mais conscientes.

Impacto na indústria e nos desafios globais

A relação entre alimentação saudável e saúde mental ganha relevância frente aos desafios globais, como mudanças climáticas e obesidade, que estão diretamente ligadas à produção de alimentos. Segundo Victor Wanderley, CEO da Tial, é essencial que a indústria ofereça produtos acessíveis, sustentáveis ​​e nutritivos. Ele destaca que práticas inovadoras são cruciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030.

No Brasil, a tendência se confirma. Pesquisa da Euromonitor revelou que, em 2023, 33,3% dos jovens da Geração Z preferem alimentos 100% naturais. O mercado de alimentação saudável movimentou mais de R$ 100 bilhões em 2021, com projeção de crescimento de 27% até 2025.

Indústria brasileira em adaptação

Empresas de alimentos e bebidas têm se adaptado a essas demandas, reduzindo o uso de sódio, gordura saturada e açúcar adicionado. A Tial, por exemplo, ajustou sua linha de produtos para atender aos novos padrões da Anvisa, que exigem selos de alerta para nutrientes críticos à saúde.

“Nosso modelo de negócio busca democratizar o acesso a bebidas a segurança, unindo ciência e natureza para oferecer qualidade e preço competitivo, sem comprometer o sabor”, explica Wanderley.

Geração Z lidera tendência de saudabilidade

Os resultados do estudo do EIT mostram que as novas gerações esperam exatamente isso: alimentos que promovam a saúde, sejam acessíveis e mantenham o apelo sensorial.

Fonte: Isto é dinheiro
Imagem: Freepik

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Rappi começa a atender usuários via WhatsApp

Rappi, uma startup de entrega sob demanda com sede em Bogotá, na Colômbia. E, operando na Colômbia, Argentina, Brasil, Chile,
NOTÍCIAS

Nestlé lança mercado online em parceria com a Packk

A Nestlé, com o foco em ajudar os pequenos comerciantes de todo o país a montarem um e-commerce sem custo