Como funciona a GrowinCo: o ”AirBnB” das indústrias?
O novo episódio do BHB FOODCAST ESTÁ NO AR! Você já ouviu falar sobre o maior hub de conexões do mercado de bens de consumo rápido?
Fundada em 2019 por dois ex-executivos da Mondelez, a GrowinCo. surgiu a partir de uma necessidade identificada durante uma negociação estratégica na indústria de bens de consumo. Os fundadores, que na época ocupavam cargos de alta gerência na empresa, perceberam as dificuldades que os fornecedores enfrentavam para propor soluções inovadoras, bem como os desafios de encontrar co-manufaturadores para terceirização de produção.
“Encontramos dois grandes problemas na indústria: a falta de comunicação eficiente entre fornecedores e tomadores de decisão e a dificuldade em encontrar parceiros de terceirização de produção”, comentou Raphael Tratcoski, CEO e founder da GrowinCo, que aproveitou essa situação para empreender. “Decidimos criar uma solução que resolvesse essas dores e apresentamos o projeto aos executivos da Mondelez, mas não foi aprovado. Foi então que percebemos que estávamos diante de um negócio promissor e dei início ao projeto da GrowinCo.”
O pensamento de Raphael estava certo. A startup rapidamente se tornou líder do mercado e hoje conta com mais de 100.000 fornecedores em sua base. A plataforma conecta empresas de bens de consumo rápido, como Natura, Kelloggs, Mondelez, NotCo, Cargill, Kraft Heinz, Danone etc. aos melhores fornecedores, permitindo um lançamento mais rápido de novos produtos no mercado.
Com atuação em mais de 10 países e 70% de sua receita proveniente de clientes internacionais, a GrowinCo é reconhecida como o “Airbnb de indústrias”. Além disso, a empresa está desenvolvendo uma Inteligência Artificial que conectará os projetos aos fornecedores mais adequados em sua extensa base em questão de segundos. Tudo para facilitar o trabalho e propor a melhor solução.
Hoje eles são a maior plataforma global de terceirização de produtos e ecossistema de co-manufaturadores, fornecedores de ingredientes e embalagens, e recentemente anunciaram um aporte de R$ 3,6 milhões coliderado pela GVAngels, rede de investidores anjo formada por ex-alunos da FGV, e Harvard Angels, rede aluminis da renomada universidade americana.
Para entender tudo sobre o GrowinCo, Raphael Traticoski é o convidado deste episódio do BHB FOODCAST.