Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

TENDÊNCIAS

Tendências na indústria alimentícia: como os consumidores estão moldando a inovação

A indústria alimentícia está em constante evolução para atender às demandas dos consumidores. Diante de desafios como o rápido avanço nas preferências do consumidor e questões de fornecimento, os fabricantes buscam soluções inovadoras para conquistar o mercado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel (2022), 43% dos consumidores buscam por novos sabores o tempo todo ou sempre que possível, mas sabor não é o único drive de escolha no momento da compra. 

Segundo a pesquisa Health and Wellness Across the Globe realizada pela Hartman Group (2021), 71% dos consumidores do mundo acham importante escolher produtos que reforcem a nutrição ou beneficiem as funções corporais. E mais, esses consumidores ainda estão bem-antenados sobre questões de ESG, tema que ganhou força nos últimos tempos. O relatório da Mindminers (2021) demonstra que 72% dos brasileiros se sentem responsáveis pelo impacto ambiental de suas escolhas e 85% dizem se sentir melhor comprando produtos sustentáveis (Mckinsey, 2021).​

Esses dados elucidam um dos atuais desafios vivenciados pela indústria de alimentos: a necessidade de alinhar sabor, saúde e sustentabilidade em um mesmo produto. Além disso, fica clara a importância da assertividade ao reavaliar a formulação dos produtos, já que cada benefício nutricional pode ter um peso diferente sob a ótica do consumidor. 

Considerando tudo isso, por onde começar?

Segundo a diretora de marketing da Ingredion, Ariana Bottura, a estratégia consiste em agregar “Es” e não “OUs” dentro das formulações e receitas. A proposta é criar alimentos e bebidas que proporcionem sabor único E ofertem os benefícios desejados pelos consumidores, enquanto atendem às demandas dos fabricantes. “Esse conceito busca não só cumprir as exigências já existentes, mas também identificar novas oportunidades para um crescimento orgânico no mercado. É um conceito que chamamos de Conquiste o &SM “, relata Ariana.

E para contribuir no desenvolvimento desses produtos, a Ingredion conta com insights gerados pela pesquisa proprietária ATLAS. “O ATLAS é um programa proprietário de pesquisa da Ingredion que examina as tendências do consumidor, incluindo atitudes e comportamentos em relação aos principais ingredientes, correlação com sua aceitabilidade e inclinação a pagar mais por benefícios associados, estratificado por diferentes categorias, regiões e população demográfica. São dados bastante valiosos para ajudar a direcionar o pipeline de inovação da indústria de alimentos e bebidas. O programa abrange mais de 10 anos, com mais de 33 mercados globais e mais de 100.000 entrevistas com consumidores”, Ariana nos conta.

“Os insights da pesquisa ATLAS servem como um ponto de partida perfeito para que os fabricantes avaliem suas formulações e busquem novas maneiras de agregar benefícios adicionais, como ingredientes de rótulo limpo, açúcares reduzidos, adição de fibras, agricultura sustentável e muitos outros que podem pesar quando um consumidor compara produtos no corredor do supermercado”

Ou seja, os insights ajudam a identificar os anseios do consumidor e a avaliar se o P&D da sua empresa está na direção certa. Esse entendimento permite a (re)formulação de produtos com maior valor agregado, na perspectiva do cliente, que está disposto a pagar mais. A própria pesquisa ATLAS revela que 87% dos consumidores no Brasil pagariam mais por produtos que tragam benefícios adicionados para saúde.

Em um cenário em constante mudança, a inovação na indústria alimentícia é vital para o sucesso. As tendências reveladas pela pesquisa ATLAS da Ingredion oferecem uma visão valiosa sobre o que os consumidores valorizam. Ao compreender essas preferências e alinhar estratégias de negócios, os fabricantes podem não apenas conquistar o mercado, mas também encontrar a diferenciação que procuram frente as diversas ofertas e moldar o futuro da indústria alimentícia.

Se você está tentando simplificar os rótulos, garantir que os seus produtos sejam apetitosos E ajudem os consumidores a fazer escolhas mais saudáveis, conte com a Ingredion que tem os ingredientes e a experiência para te ajudar.

Saiba mais em: www.ingredion.com.br

REFERÊNCIAS:

  1. Atlas Ingredion Proprietary Study, 2023.
  2. Relatório QTRENDS 2022-2023. Equilibrium, 2023. 
  3. Health & Wellness Across the Globe. The Hartman Group, 2021.

Você também pode gostar disso:
Saúde Mental e Inteligência Emocional: Transformando o Setor de Alimentos e Suplementos

Imagem: Valeria_aksakova / Freepik

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

TENDÊNCIAS

DNA dos alimentos: A receita de sucesso para sua marca

Se o DNA é a receita genética de todos os seres, é claro que os alimentos também o possuem. Mas
TENDÊNCIAS

COVID-19 e a percepção do paladar e olfato na terceira idade: quais seriam os principais impactos?

Perdas nas sensibilidades ao paladar (ageusia) e olfato (anosmia) têm sido listadas entre os seis principais sintomas da COVID-19 e