Barbacena recebe nova fábrica de whey protein

Barbacena, em Minas Gerais, está no centro de um novo movimento industrial no país. A cidade foi escolhida para sediar a nova planta da Bees-Bee Alimentos LTDA, que se tornará a segunda unidade do Brasil com tecnologia para produzir, em larga escala, whey protein concentrado e isolado a partir do soro do leite.
Novo BOLD Whey chega ao mercado com 22g de proteína
Com investimento de R$ 70 milhões, a fábrica ocupará uma área de 6 mil m² e deve gerar entre 120 e 150 empregos diretos, priorizando a contratação de moradores da região. A operação será altamente automatizada e terá capacidade inicial para processar 800 mil litros de soro de leite por dia, podendo atingir 2 milhões de litros diários em plena operação.
Além das proteínas de alto valor nutricional — concentrada (até 80% de pureza) e isolada (até 95%) —, a indústria também produzirá biogás e álcool potável, aproveitando subprodutos da cadeia. A estrutura tecnológica e o modelo de produção sustentável reforçam o perfil inovador da iniciativa.
Nova demanda para o soro do leite
A instalação da Bees-Bee tem potencial para transformar a cadeia leiteira de Minas Gerais. Com a valorização do soro, antes tratado como resíduo, produtores rurais e laticínios ganham uma nova fonte de receita. A expectativa é que a maior demanda incentive a padronização da qualidade do leite e impulsione melhorias em toda a cadeia produtiva.
Início das operações está previsto para 2026
As obras devem começar nos próximos meses, com instalação do maquinário em novembro de 2025 e início da produção em larga escala previsto para julho de 2026. A operação completa poderá movimentar até 40 carretas por dia e gerar R$ 10 milhões por ano em ICMS para o município.
Fermentação impulsiona nova era de proteínas alternativas
Com a nova planta, Barbacena se posiciona como um importante polo nacional em biotecnologia e nutrição funcional, integrando inovação industrial e valorização da produção rural em um dos principais estados da cadeia leiteira brasileira.
Fonte: Milk Point
Imagem by azerbaijan_stockers on Freepik




