Nestlé amplia rede 5G em fábrica de KitKat no Brasil
A Nestlé expandiu a cobertura de sua rede privativa 5G standalone na fábrica de KitKat em Caçapava, São Paulo, reforçando sua estratégia de Indústria 4.0. Com um investimento planejado de R$ 1,1 bilhão até 2026, a unidade, maior produtora de KitKat das Américas e principal exportadora para 18 países, aumentou a área coberta pela rede de 1 mil m² para 4 mil m².
Nestlé investirá R$ 1 bilhão em café no Brasil até 2026
A ampliação, realizada pela Embratel com tecnologia da Ericsson, incluiu a instalação de cinco antenas que atendem a três linhas de produção. A nova rede, independente da infraestrutura móvel pública, oferece velocidades até 25 vezes superiores às do 4G, baixa latência e suporte para conexão simultânea de vários dispositivos, garantindo alta conectividade e segurança.
A integração do 5G trará avanços significativos para a fábrica, como o uso de realidade virtual e aumentada (VR e AR) em treinamentos e manutenção, além do monitoramento em tempo real por dispositivos móveis. A tecnologia também habilita o uso de robôs autônomos, veículos guiados e sistemas avançados com inteligência artificial, visão computacional, big data e computação em nuvem, otimizando a eficiência e a precisão das operações.
Nestlé digitaliza fábricas e aumenta produtividade em 7%
No horizonte, a Nestlé pretende explorar ainda mais as possibilidades do Edge Computing e Cloud Computing, consolidando seu compromisso com a inovação tecnológica e a excelência operacional.
Fonte: Aditivos Ingredientes
Foto: Germano Luders / Divulgação