Embrapa aprova projeto de produção de leite orgânico
A Embrapa aprovou o projeto que viabiliza o Observatório do Leite Orgânico, que mapeará e caracterizará os sistemas de produção de leite orgânico no Brasil.
O observatório reunirá dados e informações sistematizadas sobre a cadeia agroalimentar do leite orgânico em uma única plataforma, como por exemplo o tamanho do rebanho, produtividade, ambiente e avaliação da eficiência dos sistemas. A plataforma também conterá dados sobre fornecedores de insumos como grãos e sementes orgânica e medicamentos.
Fernanda Samarini Machado, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, diz que é essencial para o crescimento do setor poder contar com uma plataforma digital que reúne informações. “A produção de leite orgânica é diferenciada, principalmente por não adotar insumos químicos e pela dificuldade em adquirir bioinsumos”.
A ideia de criar o Observatório do Leite Orgânico para a produção de leite orgânico surgiu em 2019, a partir de diálogos com representantes dos diversos elos da cadeia.
A Embrapa identificou 96 unidades de produção de leite orgânico no ano passado. Em 2018, existiam 76 unidades em todo o país.
A pesquisadora da Embrapa acredita que o Brasil tem as condições ambientais e técnicas necessárias para aumentar a produção de leite orgânico. Mas a disponibilização de insumos, comercialização da produção, demanda por assistência técnica especializada, questões burocráticas relacionadas à certificação podem limitar esta oferta.
Fonte: Organics News Brasil.