Ingredion lança guia das principais tendências de consumo
A Ingredion, líder em soluções de ingredientes, apresentou um guia completo sobre as principais tendências de consumo global para 2024. O estudo revela que 84% dos consumidores globais indicaram estar dispostos a pagar mais por alimentos e bebidas que ofereçam claims alinhados ao seu estilo de vida. Este dado, de 2023, reflete uma mudança significativa nas dinâmicas de consumo, influenciada por diversas transformações no mercado global.
Nos últimos anos, o mercado de consumo tem experimentado mudanças importantes, impulsionadas pelo aumento dos custos, os avanços tecnológicos e uma crescente preocupação com a saúde, tanto dos indivíduos quanto do planeta. Esses desafios oferecem oportunidades para as empresas inovarem e se adaptarem às novas preferências e necessidades dos consumidores, cujos estilos de vida estão em constante evolução.
No Brasil, 80% das carnes vegetais têm boa qualidade nutricional
Entre as tendências identificadas no guia da Ingredion, o “Estilo de Vida Flexível” se destaca como uma das mais relevantes. Consumidores estão buscando produtos que ofereçam mais do que apenas um bom preço, priorizando snacks práticos e acessíveis, que atendam às suas demandas por nutrição, saciedade e conforto.
A tendência da “Saúde Reinventada” também é fundamental, refletindo a crescente procura por alimentos e bebidas que promovam o bem-estar físico, mental e social. Produtos que combinam indulgência com benefícios à saúde estão em alta, respondendo à necessidade de uma nutrição mais equilibrada.
Outro ponto de destaque é a “Vida Sustentável”, que evidencia a preocupação crescente dos consumidores com questões ambientais e sociais. Reduzir o desperdício e optar por produtos naturais e recicláveis são prioridades para muitos.
Por sua vez, a “Transparência Moderna” sublinha a importância de clareza e honestidade na comunicação sobre a composição e origem dos produtos. Consumidores valorizam marcas que se comunicam de forma transparente, preferindo ingredientes simples e reconhecíveis.
Segundo estudo da I Ingredion, consumo de snacks ganha força em 2024
O consumo de snacks está se consolidando como uma alternativa de conveniência e acessibilidade em 2024, colocando novos desafios para os produtores de alimentos e bebidas. A demanda é por snacks que não apenas atendam às necessidades de saciedade e nutrição, mas que também se adaptem ao estilo de vida dos consumidores, oferecendo benefícios emocionais.
Barras de snacks sem embalagens revolucionam mercado britânico
Os consumidores estão dispostos a pagar mais por alimentos e bebidas que transmitem uma percepção de “premium”. Esses produtos, em sua maioria, têm apelo natural e oferecem benefícios à saúde, como melhora da digestão e reforço da imunidade.
Mais de 70% dos consumidores globais afirmam estar dispostos a investir em produtos que ofereçam benefícios específicos, como alto teor de fibras, ingredientes naturais, ausência de conservantes e aditivos, e alto teor de proteínas. Esta tendência sublinha a importância de funcionalidades que vão além da simples conveniência, com foco na saúde e bem-estar.
Confira os principais dados da pesquisa:
- 80% dos consumidores que buscam melhorar o bem-estar concordam que abordar a saúde mental e física é igualmente importante.
- 42% dos consumidores globais procuram propriedades saudáveis e nutritivas em seus alimentos.
- 64% dos consumidores tentaram ter um impacto positivo no meio ambiente por meio de suas ações diárias em 2023.
- 81% dos consumidores, declaram que tentam evitar o desperdício de comida ao fazer suas compras.
- 69% estão dispostos a pagarem mais por um produto que contenha apenas ingredientes que reconheçam.
- 41% os consumidores globais dizem que fizeram maiores esforços para buscar marcas que tratam os agricultores de maneira ética nos últimos dois anos.
O guia com as Principais Tendências de Consumo Global 2024 está disponível gratuitamente neste link.
Imagem: Freepik