Natural One mira expansão com nova fábrica em Manaus

A Natural One avalia instalar uma fábrica na Zona Franca de Manaus como parte de sua estratégia para ampliar o portfólio e deixar de ser apenas uma engarrafadora de sucos. A empresa planeja entrar em novas categorias, como chás, leites vegetais, isotônicos e energéticos.
Confira a expansão do mercado de energéticos no Brasil
O movimento é impulsionado pela queda no consumo global de suco de laranja. Nos EUA, a demanda caiu 24,5% em outubro de 2024, segundo a Nielsen. Na Europa, o recuo foi de 0,23% na safra 2023/24, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Para viabilizar a expansão, a empresa busca parcerias no Amazonas para garantir insumos como açaí, cupuaçu e guaraná. “Estamos no início da análise de oportunidades e interessados em frutas da região, que podem diferenciar nossos produtos”, afirmou Rafael Catolé, vice-presidente da Natural One.
Nesta semana, a empresa se reuniu com a Suframa para avaliar incentivos fiscais e logísticos. Segundo Catolé, uma fase inicial pode ser viabilizada em parceria com outras indústrias locais, incluindo a produção de bebidas enlatadas.
A Natural One tem sede em Jarinu (SP), com capacidade de 200 milhões de litros por ano. Fundada em 2012, exporta para mais de 15 países e mantém parceria com a varejista chinesa Alibaba. Em 2023, sua receita líquida foi de R$ 635,4 milhões, segundo o Valor Data. Estima-se que a empresa esteja próxima de atingir R$ 1 bilhão em faturamento.
Mercado de água em lata cresce no Brasil
“O objetivo é acompanhar os novos hábitos de consumo e estar presente em toda a jornada de bebidas do consumidor”, disse o executivo, sem revelar os valores previstos para os investimentos.
Fonte: Valor Econômico
Imagem: Reprodução